Punção ( PAAF ) de nódulo de tireoide
Aproximadamente 60% da população brasileira irá apresentar nódulo de tireoide esse problema em alguma fase da vida. Já casos malignos (câncer de tireoide) são encontrados em cerca de 8% dos nódulos nos homens e em 4% dos nódulos em mulheres. Por isso, a realização de exames como a punção de nódulo na tireoide (PAAF) é tão importante.
O que fazer em caso de nódulo?
Nódulos na tireoide com menos de 1cm são bastante difíceis de serem diagnosticados. No geral, eles são percebidos através de outros exames, como Doppler de Carótidas ou Tomografia, durante o tratamento de variados problemas de saúde.
Uma vez que os nódulos são identificados nesses exames – ou que o paciente realmente perceba um volume anormal na região do pescoço, é preciso realizar um exame de ultrassom da tireoide.
Diferenciação
Geralmente, nódulos que possuem coloração mais escura do que o tecido da própria tireoide, que possuem margens irregulares e com microcalcificações indicam risco de câncer. Já os nódulos da mesma cor ou mais claros que a própria tireoide, os nódulos císticos ou espongiformes (formados por vários cistos) tendem a ser benignos.
“O exame de sangue também é muito importante. Alguns nódulos são funcionais e produzem hormônios. Essa característica, geralmente, indica a formação de nódulos benignos.
Apesar de muito avançados, os exames de imagem e de sangue não são conclusivos. Nesses casos, é necessário realizar um exame ainda mais preciso: a punção de nódulo na tireoide.
Punção de nódulo na tireoide (PAAF)
A punção de nódulo na tireoide é o melhor exame para determinar se um nódulo na tireoide é benigno ou maligno. Ele tem como objetivo coletar amostras de células do nódulo, que serão analisadas em laboratório por um Médico Patologista.
“A punção é feita de forma segura, com o auxílio de uma aparelho que ultrassom. Assim, o Médico vê exatamente onde o nódulo está, insere uma agulha fina e retira uma amostra de tecido para análise.
Resultados da Punção
No geral, o laudo da punção de nódulo na tireoide leva até 15 dias para ficar pronto. Com ele em mãos, os médicos podem classificar o paciente em uma escala de risco, e definir o tratamento mais adequado.
Vale ressaltar que, mesmo nos resultados com menos riscos de malignidade, a possibilidade de câncer existe. Dessa forma, independente da classificação de risco, o tratamento para cada caso envolve uma série de outros fatores de saúde que devem ser analisados.
1) Locais de atendimento:
Tyrol Bussines Center – rua Rodrigues Alves 800, sala 305 – Bairro Tirol – Natal – Rn
2) Clínica Vida Pau dos Ferros – Rua da independência em frente ao hospital centenário Nelson Maia.